Foi tirar dinheiro no caixa eletrônico e a máquina engoliu seu cartão de crédito ou débito e não que devolveu.
— É surpreendentemente comum um caixa eletrônico engolir cartão, mas você sabe o que fazer se a máquina se recusar a devolver seu cartão de compras ou bancário?
É muito provável que você esteja passando por isso ou já passou. Você colocou seu cartão de crédito ou de débito do bancos em um caixa eletrônico da rede ou 24horas, querendo sacar um pouco de dinheiro, e consegue apenas ficar sem o seu cartão.
Seja por um problema com a próprio máquina de dinheiro, com atualização do seu banco ou problemas com sua conta, bom, existe muitas razões pelas quais um caixa eletrônico pode decidir engolir e manter o cartão sem devolvê-lo a você.
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Se isso acontecer, aqui está o que você pode fazer:
O caixa eletrônico engoliu a cartão?
Simplesmente aguarde algum tempo. Se houver um problema com a máquina, ela poderá cuspi-lo eventualmente, principalmente se ela for reinicializada.
Portanto, a primeira coisa a fazer é aguardar 10 a 15 minutos na máquina para ver se ela cospe seu cartão de volta.
Você também pode usar esse tempo de espera para verificar se há sinais de que o (ATM) caixa eletrônico tenha sido adulterado por fraudadores.
Nesse caso, você deve alertar a polícia e seu banco imediatamente.
Caso contrário, se a máquina estiver realmente conectada a um banco e você tiver alguém com você, um de vocês pode entrar e pedir que eles verifiquem se há algum problema com a máquina, enquanto o outro aguarda, caso o cartão seja devolvido.
Faça anotações sobre o ocorrido com o cartão
Após 15 minutos, se a máquina eletrônica não cuspir seu cartão de volta, é hora de começar a fazer anotações e relacionar informações e dados do ocorrido.
Você precisa manter um registro da hora que aconteceu – do tipo:
- Qual o local da instalação da máquina.
- Que tipo de máquina eletrônica foi usada.
- Qual o logotipo ou empresa específica gerenciadora do ATM.
Precisa relacionar se o ATM pertence a um determinado banco ou a rede 24horas – e o posto, máquina possui algum número de referência etc.
Se for um ATM grande do tipo quiosque, verifique se há um telefone para contato.
Esses dados coletados serviram caso o seu banco solicite essas informações para investigar o que aconteceu com seu cartão e onde ele pode esta localizado.
Desista do cartão quando ele for engolido
O caixa eletrônico engoliu o cartão e devolveu mesmo? Então, não tem mais o que fazer senão o indicado acima.
Infelizmente, a probabilidade de recuperação desse mesmo cartão é bem pequena, pra não dizer nula, o normal é você não receber o cartão de volta se a máquina de dinheiro não o cuspir o cartão em 15 minutos.
Por que isso? Ocorre porque na maioria dos caixas eletrônicos por segurança, o sistema destrói os cartões depois de engolidos para evitar fraudes.
Leia: Seis sinais de que um caixa eletrônico foi adulterado
Pegar dinheiro no caixa e peça um novo cartão
Você precisa entrar em contato com seu banco para explicar o que aconteceu e solicitar um novo cartão. Pode demorar alguns dias até o seu novo cartão de crédito, cartão múltiplo ou de débito bancário ser confeccionado e entrega no seu endereço.
Enquanto isso, existem várias maneiras de acessar dinheiro até que seu novo cartão chegue.
O Banco do Brasil, o Bradesco, Santander têm sistemas que permitem sacar dinheiro com ou sem o seu cartão.
Algumas instituições bancárias permitem sacar até R$ 500 ou mais se você for um cliente de banco online ou por telefone.
Ao ligar para pedir um novo cartão, você pode solicitar um código para saque de dinheiro de emergência para tirar dinheiro de um caixa eletrônico.
O aplicativo mobile do Banco do Brasil permite que você retire dinheiro de um caixa eletrônico sem cartão basta aproximar o aplicativo e autorizar como o “Barcode” gerado na tela.
Se você estiver cadastrado na biometria do seu banco, também não terá dificuldade de conseguir a quantia que precisa em dinheiro em qualquer caixa eletrônico do banco.
Outra forma, porém chata e que estamos desistindo de usar é você sacar dinheiro diretamente no caixa da agência mesmo sem o cartão, desde que tenha uma forma válida de identificação, como RG, CNH ou seu passaporte.
Motivos para que seu cartão seja engolido?
Os caixas eletrônicos engolem cartões por vários motivos:
- PIN incorreto: se você digitar a senha do cartão errado repetidas vezes, o sistema do caixa eletrônico poderá reter seu cartão por segurança.
- Problemas com o chip e PIN: caso o chip do seu cartão esteja danificado ou o leitor não consiga identificá-lo, o caixa eletrônico poderá engolir o seu cartão.
- Transações suspeitas: em alguns casos, seu banco pode entender que pode haver uma atividade suspeita no seu cartão, isso também faz com que o caixa eletrônico mantenha o seu cartão retido.
- Erro no sistema do caixa eletrônico: pode até não haver problemas com sua conta bancária, com o chip ou com cartão, mas pode ser que o caixa eletrônico tenha sofrido uma pane ou falha.
- Queda de energia elétrica ou do sistema bancário: em ambos os casos, o caixa eletrônico vai engolir seu cartão principalmente se o sistema não tiver carga auxiliar de energia.
- Loop libanês: esse é um golpe em que os criminosos colocam uma tira fina no slot do cartão em um caixa eletrônico que impede o reaparecimento do seu cartão (máquina simula que engoliu cartão)”.
Muitos do golpes funcionam quando você insere seu cartão e digita sua senha, antes o golpista colocou um dispositivo para grava-la. Quando o seu cartão não reaparecer, você provavelmente pensará que foi engolido.
Depois que você se afasta, os criminosos pescam seu cartão e começam a gastar seu limite ou saldo.
É por isso que é importante ligar para o seu banco e relatar o problema imediatamente para garantir que seu cartão seja bloqueado ou cancelado antes que um criminoso consiga se apossar dele.