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Cartão de Crédito: Pagamentos, Reembolsos, erros e disputas

Independentemente de você estar usando seu cartão de crédito para comprar um laptop ou sabão em pó, você tem direitos e responsabilidades nos termos da lei. Obter uma boa noção sobre o uso seguro dos seus cartões podem ajudar a evitar uma calamidade no crédito.

Entre outras coisas, nesse artigo iremos saber sobre os efeitos do pagamento até a data de vencimento como processar os reembolsos, erros, disputas e cobranças não autorizadas e especialmente algumas dicas de segurança e mais informações.

Cartão de crédito: pagamentos, reembolsos, erros e disputas
Como funciona os pagamentos, reembolsos, estornos, erros e disputas no cartão de crédito?

Pagamentos da fatura do cartão até a data de vencimento

É importante pagar sua fatura do cartão no prazo. Caso contrário, conte com o pagamento de taxas atrasadas e encargos financeiros adicionais creditado na próxima conta.

Quando você efetua um ou mais pagamentos, o emissor do cartão geralmente deve acrescentar mais crédito no seu cartão no mesmo dia ou no máximo no dia posterior ao pagamento, mas há exceções, quando pagamento feito com boleto em outro banco.

  • Seu emissor pode especificar requisitos para pagamento. Por exemplo, ele emissor pode definir uma hora limite razoável para que seu pagamento seja recebido para crédito naquele dia.

Para ajudar a evitar cobranças adicionais, siga as instruções de pagamento do seu cartão, com raras excessões, pagar fora da data não gerará multas e encargos.

Em geral, os portadores de cartão costumam consultar o cartão e pagar sua fatura online, configure um lembrete cerca de uma semana antes do vencimento da fatura para garantir o pagamento pontual e o endereço eletrônico adequado.

Configure um aviso eletrônico de retorno mostrando que a empresa recebeu seu pagamento online. Independentemente do método usado, também verifique seu extrato de cobrança para garantir que você não está em atraso por qualquer motivo.

Pagar cartão com débito automático

O débito automático em sua conta bancária pode ser uma maneira conveniente de pagar boletos, faturas e contas de consumo, mas há alguns fatores a serem considerados. Por exemplo, o valor devido a cada mês pode variar e você precisaria de fundos suficientes em sua conta bancária para pagá-lo.

Caso contrário, ou seja, você não tenha fundos ou limite de crédito no banco, o valor da fatura poderá esgotar sua conta, ultrapassar o limite e gerar cobranças por fundos insuficientes.

Se você decidir configurar débitos automáticos, o credor deverá:

  • Divulgar claramente quais os termos para as transferências;
  • Obter sua autorização por escrito ou eletrônica; e
  • Fornecer uma cópia da autorização que divulga quais são os termos.

Em geral você encontrar todas essas informações no site ou ao  acessar o Internet Banking do seu emissor de cartão.

Reembolsos, erros, disputas e cobranças não autorizadas


Reembolsos de valores

Como funciona os reembolsos de valores nos cartões de crédito? Se você tiver um saldo em crédito em seu cartão, poderá mantê-lo ou solicitar ao seu emissor um reembolso se o valor for superior a um real. O emissor do seu cartão deve enviar um reembolso dentro de sete dias úteis após a solicitação.

Erros de fatura do cartão

Constatação de Erros. Os emissores de cartões devem seguir as regras para corrigir erros de cobrança imediatamente. Eles devem enviar um extrato descrevendo essas regras quando você é aprovado para o cartão, pelo menos uma vez por ano, enquanto o seu cartão estiver ativo.

De fato, muitos credores rotineiramente incluem um resumo de seus direitos com seus extratos de cobrança (fatura). E caso de extravio de fatura, é muito fácil tirar a 2 via do boleto ou código da fatura e do extrato mensal em aplicativos e no portal online do banco emissor.

Se você encontrar um erro na sua fatura, poderá contestar a cobrança e reter o pagamento desse valor enquanto a cobrança estiver sendo investigada.

Exemplos de erros:

  • Cobrança com quantia errada.
  • Cobrança por algo que você não aceitou ou comprou.
  • Cobrança por um item que não foi entregue conforme acordado.

Leia mais sobre esse assunto aqui: Cobrança, débito e cartões de crédito.

Você ainda vai precisar pagar qualquer valor da fatura que não esteja em disputa, incluindo finanças e outros encargos não relacionados ao valor em disputa, mas, normalmente a fatura com a cobrança deve ser paga e o banco ou emissor faz o estorno do valor no cartão posteriormente.

Para contestar pagamentos duvidosos, cobranças indevidas ou com erros, fale com a empresa que efetuou a cobrança e também com seu banco, administradora ou emissor do cartão para abrir uma disputa.

Disputa de pagamentos em cartões sobre mercadorias ou serviços

Geralmente, você pode contestar o lançamento de pagamentos, cobranças por bens ou serviços insatisfatórios (incluindo problemas sobre a qualidade de um item) se tiver feito um esforço de boa fé para resolver a disputa com o vendedor.

Além de contestar a cobrança com o emissor, considere entrar com uma ação contra o comerciante no tribunal de pequenas causas se não conseguir resolver amigavelmente.

Cobranças não autorizadas

Se o seu cartão de crédito for perdido, roubado ou usado sem a sua permissão, você poderá relatar a perda antes da utilização do cartão, e não será responsável por cobranças não autorizadas depois disto.

Mas se um individuo ou ladrão usar o seu cartão antes de você denunciar a perda ou roubo, o máximo que você deve por cobranças não autorizadas depende de cada banco. Em geral, em caso de roubo, basta um B.O para eliminar gastos e despesas extras feitas por ameaça ou indevidamente.

Leia também:

Para minimizar sua responsabilidade, relate uma perda o mais rápido possível. Alguns banco, financeiras e emissores têm números de telefone gratuitos 24 horas para aceitar queixas e reclamações de emergência.

Dicas de segurança e mais informações importantes

  • Nunca empreste seu cartão a ninguém.
  • Nunca assine um cheque ou promissória em branco.
  • Sempre tenha cuidado ao divulgar o número da sua conta no telefone, em sites online ou outros dispositivos de comunicação, a menos que você conheça a pessoa com quem está lidando ou que representa uma empresa confiável.
  • Guarde seus recibos e imprima recibos online para poder verificar as cobranças na sua conta ou cartão.
  • Leve apenas os cartões que você vai usar para minimizar os danos de uma possível perda ou roubo de carteira.
  • Mantenha um registro ou cópia – em um local seguro, separado dos seus cartões – os números do seu cartão, código, datas de validade e números de telefone de cada credor para relatar uma perda rapidamente.

Para mais informações leia o material que você recebeu do banco ou emissor do cartão quando recebeu seu cartão ao ser aprovado, nessa papelada você vai encontrar muita informação importante sobre juros, taxas, pagamentos e muito mais, no entanto, a maioria ignora.

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