Aprovado ou reprovado – Quando você solicita um cartão de crédito Santander, a exemplo o cartão Free, há três coisas que podem acontecer com seu pedido ou solicitação feita no banco, pelo site online ou no aplicativo mobile.
Como a era digital muita coisa mudou em várias partes do mundo, mas no Brasil as instituições, credores e emissores de cartões ainda utilizam um meio um tanto conservador para aprovar e reprovar uma solicitação de cartão de crédito.
Mas em geral, o status do cartão fica moderado em:
- Seu pedido de cartão de crédito pode ser aprovado imediatamente ou após alguns dias.
- Seu pedido pode ser colocado em um status pendente ou incompleto.
- Seu pedido pode ser imediatamente negado pelo emissor do cartão.
Vamos dar uma olhada em cada um e o que eles significam quando você faz a solicitação de um cartão de crédito:
1. Solicitação de cartão Aprovado
Parabéns! Sua inscrição foi aprovada. Em alguns aplicativos de cartão de crédito ou pelo Internet Banking a aprovação é instantânea.
Foi aprovado, sente-se, relaxe e espere o tempo para seu cartão chegar e começar a usa-lo. Não se esqueça de cumprir os requisitos mínimos de gastos para obter o máximo de pontos no Club Santander Esfera e ganhar muitos bônus!
2. Solicitação de cartão Pendente
Esse status é quando o pedido de cartão de crédito não é aprovado nem negado instantaneamente. O emissor exige uma revisão adicional, geralmente para verificar seu endereço, comprovante de renda, documentação extra, etc.
Isso é muito típico, portanto, não fique chocado se isso acontecer com você. Apenas responda as exigências e espere. Você deve ouvir uma resposta dentro de uma semana ou mais dias.
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3. Solicitação de cartão reprovado ou negado
Infelizmente, você poder receber uma negação do pedido tanto instantânea quanto ao aguardar o término do período de análise.
Ter um cartão negado não é coisa do outro mundo, isso é muito comum, não precisa entrar em pânico.
Existem várias razões pelas quais seu pedido de cartão de crédito pode ser negado. Você sempre receberá uma notificação informando o motivo que o emissor o negou. Ao ser negado, sua pontuação de crédito não é afetada negativamente fica apenas a consulta no seu histórico.
Sua solicitação não foi aprovada, saiba que é difícil saber do emissor exatamente qual o motivo exato da não aprovação, em geral a instituição se limita a dizer que no momento há interesse comercial ou simplesmente, não passou na análise de crédito.
O importante é saber por que você foi negado (se é um problema com sua pontuação de crédito) e melhor trabalhar para aumentar seu score sua pontuação de crédito.
Existem ótimos recursos para ajudá-lo a melhorar sua pontuação de crédito. Mesmo sendo reprovado para um cartão, nada o impede de fazer uma solicitação em outro bandeira ou emissor que esteja disposto a te aprovar, uma alternativa e saber quais os melhores cartões se anuidade por exemplo.
Normalmente, as decisões para aprovado ou reprovado de um cartão de crédito é tomada com base em algoritmos de computador; portanto, conversar com um representante do banco ou emissor pode mudar a decisão em uma reanálise, em alguns casos.
Formas de saber se o seu cartão foi aprovado ou reprovado
Por E-mail – O seu pedido de cartão pode ser realizado de várias formas como já dissemos aqui no www.soliciteseucartao.com.br, no entanto, o resultado da proposta será enviado por e-mail em até 15 dias úteis, o prazo de resposta depende do tipo de perfil do cliente e do cartão de crédito solicitado. Basta aguardar!
Por SMS – Ao preencher o seu cadastro na solicitação é muito importante colocar todas os dados corretamente, inclusive o número do seu celular, essa é uma das formas que o banco ou emissor do cartão enviará a resposta, a senha de acesso e outras mensagens relevantes, via SMS, caso a sua proposta do cartão seja aprovada.
Por Internet Banking – Seja você é correntista ou não correntista do Banco Santander, pelo site www.santander.com.br é possível acessar as vantagens do Internet Banking, pelo site ou aplicativo online é possível fazer o cadastro usando o CPF (Cadastro Pessoa Física). Caso o seu cartão esteja aprovado ele estará disponível na sessão de cartões.
Por Aplicativo Way do Santander – Caso seu cartão solicitado seja aprovado você receberá a senha para acesso e depois o cartão de crédito do Santander físico. Caso receba o acesso no App significa que o pedido foi aprovado pela instituição.
Pelo App também é possível saber o status do plástico, exemplo: status da produção, do envio, pendência de ativação, consultas de limites de crédito etc.
Pela Central de Atendimento ao Cliente – Para ligar para a Central de Clientes por telefone ligue no: 3003-3733 (regiões metropolitanas) ou 0800-725-3733 (demais localidades), pergunte ao atendente qual o status de seu pedido, terá que informar alguns dados pessoais. Acesso aos telefones 0800 do Santander.
Vale mencionar que um cartão de crédito como outro produto financeiro qualquer está sujeito à análise de crédito, podendo ser aprovado ou reprovado de acordo com critérios exclusivos do emissor/administrador e das políticas de crédito em vigor.