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5 Passos para fazer ao ter seu Cartão Perdido ou Roubado

Não é fácil quando o cartão de crédito é perdido ou roubado. Você pode considerar seu cartão de crédito como um amigo, alguém que está sempre lá para lhe pagar um almoço ou um presente especial em uma data comemorativa. Mas o que fazer se você perder o seu cartão de crédito?

Levando-se em conta que ninguém quer perder um amigo, o cartão é a mesma coisa.

Cartão de crédito é perdido ou roubado

Se você perder seu cartão de crédito, não deixe para tomar ações imediatas. É hora de entrar em ação, antes que alguém, como um fraudador, leve o seu amigo de plástico para pagar por tudo que vale a pena.

Rapidez conta. Aqui estão cinco etapas a serem seguidas se seu cartão de crédito for perdido ou roubado.

Veja também:

1. Ligue para o emissor do cartão de crédito

Ligue imediatamente para o emissor do cartão de crédito para relatar a perda ou roubo do seu cartão ausente. Normalmente, você verifica o número de telefone na parte de trás do cartão. Essa não é uma opção quando seu cartão foi perdido ou roubado.

Não entre em pânico. Você pode encontrar o número de telefone do emissor do cartão de crédito no extrato do cartão de crédito ou online. Você pode relatar sua perda no site do emissor do cartão ou em uma agência bancária.

Lembre-se de que a lei federal limita sua responsabilidade por cobranças não autorizadas. Mas aja rápido. Você vai querer resolver o problema antes que alguém comece a acumular transações falsas e cobranças fraudulentas no seu cartão.

Dica: se você relatar seu cartão perdido ou roubado antes que alguém o use, não será responsável por cobranças não autorizadas.

2. Prepare-se com informações pessoais e do cartão

O emissor do seu cartão de crédito precisará verificar sua identidade. Você provavelmente precisará fornecer informações como seu nome, endereço e número do Seguro Social.

Seu emissor pode querer saber quando seu cartão foi perdido ou roubado e quando você fez sua última cobrança. Eles podem revisar transações recentes com você para verificar se alguma delas parece ser fraudulenta.

Seu emissor cancelará sua conta e enviará um novo cartão de crédito com um novo número de conta.

Atualize sua carteira móvel, se ela também incluir o cartão perdido como forma de pagamento.

A substituição do seu cartão perdido não deve ter efeito no seu relatório ou pontuação de crédito. Lembre-se de que, se você estava usando o cartão perdido para fazer pagamentos automáticos, forneça a esses fornecedores o seu novo número de cartão.

No curto prazo, pode ser necessário efetuar pagamentos manuais. É importante continuar fazendo seus pagamentos no prazo.

3. Acompanhe sua queixa de perda e mantenha registros

É uma boa idéia acompanhar depois de relatar sua perda. Envie ao emissor do cartão de crédito uma carta ou um email. Aqui está o que concluir:

  • O número da sua conta.
  • A data e a hora em que você notou que seu cartão estava ausente.
  • Quando e como você reportou a perda ao emissor.

Anote quando você enviou sua carta. Guarde uma copia para você mesmo.

4. Verifique o extrato do seu cartão de crédito

Lembre-se de revisar atentamente o extrato do cartão de crédito depois de relatar que seu cartão foi perdido ou roubado.

Se houver cobranças fraudulentas ou desconhecidas, ligue para a administradora do cartão de crédito o mais rápido possível.

5. Verifique sua cobertura do seguro do cartão

Algumas apólices de seguro cobrem sua responsabilidade por roubo de cartão de crédito. Embora o valor máximo que você teria que pagar do próprio bolso pode variar de cada emissor, pode valer a pena verificar se a apólice de seguro cobrirá esse valor.

Convém também adicionar a cobertura de cartões perdidos à sua apólice, se disponível.

Lembre-se de que alguns emissores de cartão de crédito oferecem responsabilidade zero como um recurso do cartão. Nesses casos, a adição de cobertura por meio da política de um proprietário pode não ser necessária.

O que fazer para evitar a perda e roubo de cartões de crédito

Existem várias maneiras de ter o um cartão de crédito perdido ou roubado. Você pode perder sua carteira ou somente o seu cartão. Você pode deixar seu cartão em um balcão de loja ao fazer o checkout. Você pode colocá-lo na bolsa e o cartão escorregar para fora entre outras.

É uma boa idéia tomar medidas para ajudar a evitar a perda ou roubo de um cartão de crédito no futuro.

Aqui estão algumas sugestões, além de algumas dicas a serem consideradas caso você perca um cartão:

  • Leve apenas os cartões necessários.
  • Mantenha seu cartão de crédito com segurança na carteira ou na bolsa.
  • Não quebre com a rotina e, por exemplo, coloque o cartão no bolso ou na parte superior da meia.
  • Corte os cartões de crédito antigos antes de jogá-los fora. Verifique o número da conta.
  • Mantenha o controle de seus cartões e armazene os que você não usa em um local seguro.
  • Mantenha um registro das informações do seu cartão de crédito em um local seguro. Considere incluir números de conta, datas de vencimento e números de telefone para cada emissor. Dessa forma, você estará pronto para denunciar um cartão de crédito perdido ou roubado quando precisar.
  • Verifique os extratos do seu cartão de crédito assim que eles chegarem. Procure cobranças que você acha que não pagou.
  • Guarde o número da sua conta. Os ladrões de identidade nem sempre precisam do seu cartão de crédito para cometer uma fraude de identidade. O número da conta pode ser suficiente. Cuidado para não escrever o número da sua conta no papel ou em qualquer lugar que alguém possa encontrá-lo.
  • Evite compartilhar o número do seu cartão de crédito por telefone, a menos que você tenha feito a ligação. E não se esqueça de garantir que ninguém esteja escutando.

E uma boa ideia saber o que fazer quando você tem um cartão de crédito perdido ou roubado. Afinal, você quer ajudar a se proteger contra fraudes com cartão de crédito.

Também é inteligente lembrar de tratar seu cartão com cuidado e respeito.

É isso que os amigos fazem.

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