Proteger cartão: Você não precisa ficar paranóico se preocupando o tempo todo com 2 vias de boletos e faturas do seu cartão de crédito com despesas indevidas por ser alvo de criminosos. Mas deve ficar atento!
A fraude com cartão de crédito é de longe o tipo mais comum de roubo de identidade em quase todo o lugar do mundo. As queixas de fraude feitas com cartão de crédito são aos milhares todos os anos … e nem todos os casos são relatados.
Nós não queremos que você faça parte dessa estatística. Para isso, é interessante que você leia algumas maneiras pelas quais você pode se armar contra esse crime.
Proteger: Monitore regularmente as atividades do cartão
Levante a mão se você gosta de vasculhar o histórico de gastos de sua conta bancária, extratos e consultar seu cartão de crédito item por item. Ninguém?
Todo banco ou emissor de cartão arquiva um relatório para que depois você faça essa atividade em “chata, mas necessária”, e se você, mas o ideal é identificar atividades fraudulentas logo após elas ocorrerem.
Fazer o monitoramento semanal de todas as contas lançadas no cartão de crédito, se possível. Caso contrário, encontre sempre um tempo mesmo que seja apenas alguns minutos para rever quais valores foram baixadas do seu saldo.
No seu monitoramento, observe qualquer transação que você não se lembra ou não parece ser a que você teria feito. Se pesquisas subsequentes indicarem que você ou um portador de cartão autorizado adicional está fazendo a cobrança, relate-a imediatamente ao seu emissor; guiará você pelas próximas etapas.
Cuidado com tentativas de e-mail e phishing por telefone
O phishing (descubra como detectar phishing na caixa de email) é basicamente o ato de solicitar dados e informações de uma vítima por diversas fontes de contato, inclusive por software, aplicativos e email.
Essa é uma técnica comum de fraude de cartão de crédito, pois um criminoso precisa descobrir apenas algumas informações sobre seu cartão para poder fazer compras em lojas físicas e principalmente online.
Essas informações podem ser solicitadas simplesmente enviando um email solicitando as informações ausentes.
Freqüentemente, essas mensagens são disfarçadas para parecerem o mais oficiais possível; eles podem ter um tom, aparência e escrita muito semelhantes aos de outros emails que você recebeu do seu emissor.
Os phishers também praticam seu terrível comércio de fraude através de telefonemas.
A maneira de combater esses golpes por email ou telefone é não fornecer informações reveladoras se você não iniciou o contato. Em correspondência legítima com seu emissor, eles geralmente perguntam apenas sobre os dados do cartão para fins de verificação – afinal, eles têm todos os seus detalhes pertinentes imediatamente à sua disposição.
Por fim, relate imediatamente qualquer tentativa aparente de phishing ao seu emissor de cartão.
Examine seus relatórios de crédito
Semelhante ao item nº 1 acima, dedique algum tempo para examinar seus relatórios de crédito.
Não assine um serviço de monitoramento de relatórios de crédito? Sem problemas; as três principais agências de crédito no Brasil fornecem relatórios de crédito gratuitamente, para entrar em contato com o Serasa, Boa Vista (SCPC) e SPC Brasil e localizar a seção online.
Além disso, muitos dos melhores cartões de crédito oferecem algum tipo de monitoramento gratuito de relatórios de crédito como parte do conjunto de recursos e benefícios do cartão.
O que procurar quando vasculhar em seu último relatório de crédito? Simples, qualquer sinal de atividade irregular não iniciada por você. Isso pode incluir novas despesas e contas que foram abertas em seu nome, consultas de crédito que você não gerou etc.
A fraude no cartão de crédito é uma questão criminal. Se você detectar atividades potencialmente fraudulentas, notifique a polícia (Faça um B.O) e registre uma reclamação junto ao seu banco.
Você sempre deve entrar em contato com o emissor para informá-lo da atividade suspeita, além de contatar as três agências de crédito, para alertá-los sobre a situação.
Use os serviços de proteção contra fraudes do seu emissor
Atualmente, um dos recursos mais úteis do cartão de crédito são os serviços de prevenção de fraudes, uma categoria ampla que abrange uma variedade de soluções de defesa do crime.
Isso geralmente toma a forma de monitoramento – se o emissor detectar atividades incomuns ou suspeitas no seu cartão, ele tentará entrar em contato com você para perguntar se você está iniciando as transações examinadas. Se você não puder entrar em contato, eles podem reter o cartão.
Pessoalmente, em várias ocasiões meus cartões foram congelados por suspeita de fraude (de vez em quando viajo para o exterior; gastos repentinos em uma parte longínqua do mundo podem desencadear um alerta). Foi um aborrecimento descongelar esses cartões, mas, no final, estou feliz por meus emissores terem sido tão vigilantes.
Alguns serviços de proteção contra fraudes gerenciados por emissores são opt-in; você definitivamente deve clicar em “sim” nesses casos, afinal há pouca desvantagem.
Além disso, quando se considera um novo cartão de crédito, dar algum peso para produtos que oferecem alguma forma de proteção contra fraudes – ele pode ser sábio para escolher apenas entre aqueles que o fazem.